RSS

Nelson Mandela

18 jul

Hoje se comemora o Dia Internacional de Nelson Mandela, dia do aniversário de nascimento do grande líder sul-africano que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após 27 anos de prisão por sua luta contra o apartheid e ganhou o prêmio Nobel da Paz por seu empenho.

Mandela envolveu-se na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1947, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo a Liga Jovem do NCA.

Depois da eleição de 1948 dar a vitória ao Partido Nacional africânder, Mandela aderiu ao Congresso do Povo que divulgou a Carta da Liberdade.

Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 2 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua, acusado de planejar ações armadas, em particular sabotagem e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul.

Nelson Mandela recebeu em 1989 o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, e em 1993, com de Klerk, recebeu o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.

Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. No entanto, continua com seu compromisso em lutar contra a AIDS. Aos 93 anos de idade, Mandela é uma personalidade pública internacional, que faz poucas aparições devido sua idade avançada, mas nunca deixa de ser um líder para os sul-africanos e para a comunidade negra internacional.

Links:

 http://www.nelsonmandela.org/index.php   

http://www.southafrica.info/

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 18, 2011 em Hoje é dia de...

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: