RSS

Vincent van Gogh

29 jul

Maior expoente do pós-impressionismo, o holandês Vincent van Gogh somente foi reconhecido após a sua morte. van Gogh, que também morou na França e na Bélgica pintou mais de 400 telas.

Uma mudança fundamental na vida do pintor holandês aconteceu quando van Gogh trocou Paris por Arles, mais ao sul da França. Na pequena cidade, Van Gogh aluga um quarto e intensifica o seu trabalho, ao lado de Gauguin. Após um período de ótima convivência, os dois pintores começam a discutir muito. Em dezembro de 1888, completamente transtornado e sem Gauguin ao seu lado, Van Gogh corta o lóbulo de sua orelha esquerda.

 

É Internado em um hospital, e no começo de janeiro de 1889, van Gogh deixa o hospital, mas apresenta sinais evidentes de disfunção mental. Internado, agora, pelo irmão em um asilo, van Gogh não deixa de pintar. Por ironia, à medida que a sua saúde fica ainda mais deteriorara, a classe artística começa a reconhecer o seu talento, expondo alguns de seus trabalhos em museus. Quando deixou o asilo, o pintor holandês foi morar nas imediações da casa de seu irmão. Nesta época, pinta, em média, um quadro por dia. Depois de ver os seus problemas mentais serem agravados, Theodorus decide que van Gogh será tratado pelo médico Paul Gachet. Em maio de 1890, aparentando estar recuperado, van Gogh passa a morar em Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris, onde pinta freneticamente.

Em julho, no dia 27, van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica, atira contra si mesmo, no tórax. Cambaleando, volta para a sua casa, mas não comenta com ninguém que tinha tentado o suicídio. Encontrado por amigos, van Gogh passa as últimas 48 horas de sua vida, conversando com o seu irmão. No dia 29, pela manhã, o pintor morreu e o seu caixão foi coberto com girassóis, flor que ele amava.

O grande o artista holandês, que em vida passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura, "O Vinhedo Vermelho". Já hoje em dia suas obras estão entre as mais estimadas, e em 1990 "O Retrato de Dr. Gachet", pintado um século antes, justamente no ano de sua morte, foi comercializado por US$ 82,5 milhões.

 

 

 

 

                                                                                     Fonte: Educação UOL


Hoje, dia que lembramos da morte de um dos maiores pintores da humanidade, o Cat, Le Chef deixa, além das pinturas, algumas sugestões para contemplar.

  1. van Gogh Museum
  2. Vincente van Gogh Gallery
  3. Filme Sonhos – Akira Kurosawa
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 29, 2011 em Hoje é dia de...

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: