RSS

Homage to Catalonia

05 out

Land_and_freedom

A ditadura de Franco na Espanha é tema que não vemos muito em filmes, mas se quiser conhecer mais sobre o assunto não deixe de assistir o filme Land and Freedom, filme europeu protagonizado por Ian Hart que faz o papel de Dave Carr.

Dave é um inglês de Liverpool membro do partido comunista que após uma reunião com membros, toma conhecimento sobre a guerra civil espanhola e decide ir ajudar as militancias que lutam contra Franco. Dave vive de perto a guerra contra os facista junto com outros estrangeiros e espanhois que fazem parte da milicia libertando várias cidades do norte, região da catalunha.

Após um tempo lutando em situações precárias, passando frio e fome, não tendo armas suficientes, Dave é ferido em treinamento e vai se tratar em Barcelona. Durante esse tempo ele se alista no Exército do Partido que ao mesmo tempo que luta contra os facistas, trava uma batalha contra as militancias.

Carr se desilude com o partido e acaba se desmembrando. Volta, após um tempo, ao front em que lutou por um bom tempo. Após uma derrota em que eles foram deixados sem reforços pelos stailinistas, são surpreendidos com a chegada atrazado do exército que deveria lhes ajudar. Mas em vez de trazerem ajuda o exército traz ordem de desarmamento e prisão aos membros chefes das milícias. No meio da confusão Blanca, membro da guerrilha é morta pelos soldados. Dave, que era apaixonado por Blanca, leva ela até sua cidade natal para ser enterrada, levando um punhado de terra do local em sua volta, como foragido, para a Inglaterra.

A história começa com a morte do, já idoso, personagem principal, que morava sozinho e sua neta estava a lhe visitar. Antes de seu enterro, ela encontra suas antigas cartas que ele mandava para sua namorada, seus recortes de jornais da época, as fotos e o lenço em que guardava a terra do cemitério onde Blanco fora enterrada. A neta começa a ler suas histórias e o filme é narrado a partir dessas memórias.

No final vemos o funeral de Carr, em que sua neta joga a terra espanhola em seu túmulo depois de falar linhas de "O dia está chegando", um poema de William Morris. Depois ela executa a saudação do punho erguido. Una Bella Película! Filme de 1995 bastante premiado, baseado no livro Homage to Catalonia (Lutando na Espanha) de George Orwell. Escrito em 1937, é o relato do próprio Orwell sobre sua participação na Guerra Civil espanhola.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 5, 2011 em Filmes/Literatura

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: